quinta-feira, 30 de junho de 2016

Napoleão Bonaparte

                     Ao período do Diretório (Revolução Francesa), começou, na França, o Consulado com Napoleão Bonaparte. O poder era exercido quase totalmente por Napoleão, um militar que foi chamado pelas classes dominantes para pôr fim à desorganização no reino da França. O Consulado foi primeiramente triplo e depois unico, com Bonaparte aumentando seu poder na França.Para resolver a crise econômica que acontecia no país, Napoleão criou o Banco da França e uma nova moeda, o franco, além de intensificar inúmeras obras públicas e estimular a industrialização.    Em 1084, foi criado o Código Napoleônico, um código de leis que procurava dar um amparo legal á ideologia liberal revolucionária. Também aconteceu uma grande mudança na educação.Na política externa teve a Inglaterra como principal rival. Depois de dominar o continente, Bonaparte tentou invadir esse país, sendo derrotado em Trafalgar, pelo almirante Nelson.    Em seguida, em 1806, decretou o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra, determinando duras punições aos reinos que o contrariasse. Foi o que aconteceu com a Rússia quando, em difícil situação econômica, decidiu reabrir seus portos ao comércio inglês. Napoleão invadiu a Rússia, mas com algumas dificuldades os russos venceram os napoleônicos. Pouco depois da fracassada Campanha da Rússia, Napoleão foi derrotado na batalha das Nações, preso e exilado na ilha de Elba, no Mediterrâneo. À queda de Napoleão acompanhou o restabelecimento do governo Bourbon, na figura de Luís XVIII, que, no entanto, acabou derrubado pelo retorno vitorioso de Bonaparte em 1815. O último mandato de Napoleão, os Cem Dias de 1815, terminou na batalha de Waterloo, quando o corso acabou preso e, e depois, foi exilado para a ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, onde morreu em 1821. Após a vitória sobre Napoleão, as várias nações coligadas reuniram-se na Áustria e determinaram o restabelecimento da ordem sociopolítica anterior à Revolução Francesa. O Congresso de Viena fundou-se nos principais princípios da legitimidade e do equilíbrio europeu, inaugurando uma fase reacionária da política europeia.